Competição




A competição é subdividida em provas estáticas e provas dinâmicas.

PROVAS ESTÁTICAS 

Inspeção Técnica:
 os competidores deverão respeitar local e horário pré definidos para realização das provas. As provas estáticas são iniciadas com a inspeção técnica e de segurança para verificação do atendimento de todos os requisitos da FSAE, incluindo equipamentos de segurança do piloto. Caso algum item não seja atendido, o veículo deverá ser retrabalhado para obter a aprovação na reinspeção, necessária para continuidade do veículo na competição.

Avaliação de custos e manufatura: o evento consiste na avaliação do relatório de custos e viabilidade de manufatura, considerando-se a acuracidade na estimativa para fabricação de 4 veículos por dia, e não somente o custo do veículo.

Apresentação: a prova avalia a capacidade da equipe em apresentar o conceito do projeto e o poder de convencimento da qualidade do veículo. Fazem parte da avaliação a organização do grupo e a entrega da apresentação. Membros da equipe terão 10 minutos para explanação sem interrupções. No final, 5 minutos serão dedicados à perguntas e repostas. Somente os juízes terão direito à questionamentos. Nesta prova o veículo não é avaliado.


Projeto: avaliação da conceituação do veículo, emprego de novas tecnologias, intenção de mercado, inovações, qualidade do projeto e esforço empregado pela equipe. O evento inicia-se com a avaliação do relatório de projeto, que não deve exceder 8 páginas, sendo 4 páginas de texto, 3 páginas de desenhos e uma página opcional, definida pela equipe, podendo conter gráficos, fotos, etc. O relatório deve conter uma descrição breve do veículo, contendo discussão sobre pontos importantes do projeto, análises e testes (FEA, teste em dinamômetro, etc.). A pontuação é dada em função das respostas das questões colocadas durante a avaliação. O veículo pode ser apresentado na avaliação do projeto sem ter passado pela inspeção técnica.


PROVAS DINÂMICAS

Aceleração: avaliação da aceleração do veículo em trecho retilíneo e pavimentado, partindo da imobilização e percorrendo uma distância de 75 m. São possíveis duas tomadas. Agentes para aumento de tração adicionados aos pneus não são permitidos. A mínima aceleração aceitável para pontuação corresponde ao tempo de 5,8 s, o que representa a velocidade média de 46,55 km/h. Os veículos que completarem o percurso, porém, com performance inferior terão 3,5 pontos. Caso o veículo não complete o percurso a pontuação é zero.

Skid Pad: o objetivo da prova é avaliar o desempenho do veículo em curva de superfície plana e raio constante. O carro deverá percorrer uma trajetória de dois círculos (figura 8) de 15,25 m de diâmetro em uma faixa de 3 m de largura. A pontuação é baseada na performance do veículo quanto à aceleração lateral. As equipes poderão fazer duas tomadas e refazê-las com outro piloto.

Autocross: a prova destina-se a avaliação da dirigibilidade e conforto do veículo, combinando performance em aceleração, frenagem, direção e suspensão em um único evento. A velocidade média é entre 40 e 48 km/h em percurso de aproximadamente 805 m que inclui trecho retilíneo, curva de raio constante e variado, slalom e circuito misto. A pontuação é obtida em função do tempo decorrido no percurso.

Enduro e Economia de Combustível: 
o enduro e economia de combustível são avaliados em um único evento. No enduro avalia-se o desempenho geral do veículo, confiabilidade e durabilidade. A velocidade média é entre 48 e 57 km/h e máxima em torno de 105 km/h. O veículo deve percorrer 22 km no circuito que inclui trechos retilíneos, curvas de raios constantes e variados, slalom e chicanes. A pontuação obtida é em função do tempo utilizado para completar a prova. 

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