2012

Projeto "FX2 - Delfoge"


O “FX2 – Delforge” foi o segundo carro projetado e construído pela equipe Fênix Racing. Recebeu o nome em homenagem ao primeiro professor coordenador e também fundador da equipe, Prf ° Dr Daniel Yvan M. Delforge. Neste ano fomos com o carro funcionando perfeitamente, com lindo design, para competir em todas as provas, mas infelizmente não conseguimos passar na prova de frenagem. Agradecemos à FEIS-UNESP pelo apoio incondicional ao projeto, ao Coordenador Miguel Ângelo Menezes, pelo esforço sem medidas, aos tutores Prof. Cássio e Prof. Amarildo, ao Diretor Marco Eustáquio de Sá e ao Vice Rogério de Oliveira Rodrigues, pela dedicação no quesito viabilização do Projeto, aos Técnicos Darci, Marino, Quati e Ronaldo, pela colaboração e à todos aqueles que fizeram parte dessa história, a história do "FX2-Delforge", a história da Fênix.
Abaixo temos as integrantes da equipe em 2012:



Os objetivos da equipe nesse ano foram:
  • Projetar e construir  um veículo tipo "Fórmula" que fosse competitivo, visando bons resultados nas provas dinâmicas.
  • Ter a equipe preparada para as provas de apresentações, demostrando vasto conhecimento teórico, prático e habilidades exigidas de um profissinal em Engenharia tal como o trabalho em equipe, gerar e gerenciar recursos, metas, cumprimento de prazos, responsabilidade e comprometimento.

Novamente tivemos problema com o tempo da entrega dos materiais, o que atrasou todo o cronograma. Tivemos também problemas com o projeto da suspensão que para ser solucionado tiveram que ocorrer mudanças na área da Estrutura e Acionamento. Próximo à data da competição, tínhamos o carro pronto, porém com vários ajustes e testes à serem realizados. Trabalhando dia e noite, os alunos conseguiram montar, ajustar e testar o carro em apenas 2 semanas.
A prova de Inspeção Técnica foi um grande desafio para equipe, que mostou novamente a garra e a vontade de todos os integrantes. Estávamos com um problema crítico na fixação dos rolamentos e faltava pouco tempo para o encerramento da Inspeção. Após muito tempo pensando, os juízes nos deram um idéia que solucionaria o problema porém o relógio não estava ao nosso favor. Mesmo assim, todos se juntaram, levaram o carro ao box, e a solução foi aplicada com cada integrante com uma furadeira na mão, uma chave de roda, uma porca, um parafuso e o que fosse preciso para utilizar na hora. Enfim, passamos na Inspeção Técnica.
Na prova do Tilt Table mais emoção pra todos. No fim, passamos pela prova.
Na prova de Ruído passamos bem apertados, com menos de 1 db do máximo permitido.
Infelizmente não conseguimos passar na prova de frenagem e em passar na prova de frenagem, não participamos em diversas avaliações.
Toda a emoção da construção e da competição pode ser vista a seguir:

Resultados na competição:

Pontuação da equipe
Apresentação
61.93
Custos
50.40
Design
65.43
Avaliações que não participamos:

Pontuação
Aceleração
0,00
Autocross
0,00
Combustível
0,00
Enduro
0,00
Skid-Pad
0,00
Tempo do Enduro
0,00
Mesmo não participando dessas provas, acreditamos que saímos com saldo positivo já quealcançamos a 14 posição de 27 equipes participantes. Posição que foi superior à de equipes que participaram de todas as provas citadas à cima.

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