Projeto "FX2 - Delfoge"
O
“FX2 – Delforge” foi o segundo carro projetado e construído pela equipe Fênix
Racing. Recebeu o nome em homenagem ao primeiro professor coordenador e também
fundador da equipe, Prf ° Dr Daniel Yvan M. Delforge. Neste ano fomos com o
carro funcionando perfeitamente, com lindo design, para competir em todas as
provas, mas infelizmente não conseguimos passar na prova de frenagem.
Agradecemos à FEIS-UNESP pelo apoio incondicional ao projeto, ao Coordenador
Miguel Ângelo Menezes, pelo esforço sem medidas, aos tutores Prof. Cássio e
Prof. Amarildo, ao Diretor Marco Eustáquio de Sá e ao Vice Rogério de Oliveira
Rodrigues, pela dedicação no quesito viabilização do Projeto, aos Técnicos
Darci, Marino, Quati e Ronaldo, pela colaboração e à todos aqueles que fizeram parte
dessa história, a história do "FX2-Delforge", a história da Fênix.
Abaixo
temos as integrantes da equipe em 2012:
Os
objetivos da equipe nesse ano foram:
- Projetar e construir um veículo tipo "Fórmula" que fosse competitivo, visando bons resultados nas provas dinâmicas.
- Ter a equipe preparada para as provas de apresentações, demostrando vasto conhecimento teórico, prático e habilidades exigidas de um profissinal em Engenharia tal como o trabalho em equipe, gerar e gerenciar recursos, metas, cumprimento de prazos, responsabilidade e comprometimento.
Novamente
tivemos problema com o tempo da entrega dos materiais, o que atrasou todo o
cronograma. Tivemos também problemas com o projeto da suspensão que para ser
solucionado tiveram que ocorrer mudanças na área da Estrutura e Acionamento.
Próximo à data da competição, tínhamos o carro pronto, porém com vários ajustes
e testes à serem realizados. Trabalhando dia e noite, os alunos conseguiram
montar, ajustar e testar o carro em apenas 2 semanas.
A
prova de Inspeção Técnica foi um grande desafio para equipe, que
mostou novamente a garra e a vontade de todos os integrantes. Estávamos com um
problema crítico na fixação dos rolamentos e faltava pouco tempo para o
encerramento da Inspeção. Após muito tempo pensando, os juízes nos deram um
idéia que solucionaria o problema porém o relógio não estava ao nosso favor.
Mesmo assim, todos se juntaram, levaram o carro ao box, e a solução foi
aplicada com cada integrante com uma furadeira na mão, uma chave de roda, uma
porca, um parafuso e o que fosse preciso para utilizar na hora. Enfim, passamos
na Inspeção Técnica.
Na
prova do Tilt Table mais emoção pra todos. No fim, passamos pela prova.
Na
prova de Ruído passamos bem apertados, com menos de 1 db do máximo
permitido.
Infelizmente
não conseguimos passar na prova de frenagem e em passar na prova de
frenagem, não participamos em diversas avaliações.
Toda
a emoção da construção e da competição pode ser vista a seguir:
Resultados
na competição:
Pontuação
da equipe
|
|
Apresentação
|
61.93
|
Custos
|
50.40
|
Design
|
65.43
|
Avaliações
que não participamos:
Pontuação
|
|
Aceleração
|
0,00
|
Autocross
|
0,00
|
Combustível
|
0,00
|
Enduro
|
0,00
|
Skid-Pad
|
0,00
|
Tempo
do Enduro
|
0,00
|
Mesmo
não participando dessas provas, acreditamos que saímos com saldo positivo já
quealcançamos a 14 posição de 27 equipes participantes. Posição que foi
superior à de equipes que participaram de todas as provas citadas à cima.
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